Significado da palavra Zodíaco

Substantivo masculino

    [Astronomia] Zona da esfera celeste, que se estende a 8,5º de uma a outra parte da eclíptica, e na qual se movem o Sol em seu movimento aparente, a Lua, todos os grandes planetas e grande parte dos pequenos.
    Signo do zodíaco, cada uma das doze partes com 30º de longitude em que o zodíaco está dividido a partir do ponto vernal. Os signos do zodíaco levam os nomes das constelações que se encontravam no zodíaco há 2.000 anos. São, no sentido direto, a partir do ponto gama: Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes. O ano, desta maneira, se divide, a partir de 20 ou 21 de março, em períodos de aproximadamente um mês, que correspondem à presença do Sol nos diferentes signos.
    Desde os tempos de Hiparco (séc. II a.C.), o equinócio retrocedeu aproximadamente 30º, de modo que as posições dos signos avançaram em relação à passagem do Sol entre as constelações: sob o signo de Áries, o Sol atravessa a constelação de Peixes. Serão necessários aproximadamente 25.790 anos para restabelecer a coincidência das constelações e dos signos.
Silabas: zo-dí-a-co
Quantas Silabas: 4

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *